quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENSAIO SPT

Sondagem SPT tambem conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.
As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:
  1. A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
  2. A classificação dos solos de cada camada;
  3. O nível do Lençol freático; e
  4. A capacidade de carga do solo em várias profundidades.

ENSAIOS SPT


segunda-feira, 28 de maio de 2012

VIDEO 02 ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO

VIDEO ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO

BLOCO DE CONCRETO CONCLUIDO, COM A CARGA DO PILAR.

                                                      Pilar no Bloco de Fundação
                                                     Pilares a ser introduzido no Bloco





                                              Bloco de Fundação com a carga dos Pilares

BLOCOS DE CONCRETO

                                                             Bloco de Fundação
                                                Estaca e Bloco de Fundação Concretados
                                                        Bloco de Fundação Pronto
                                                       

                                                   Aterro ao Redor do Bloco de Fundação


                                     Bloco de Fundação pronto para receber a Carga do Pilar



ARMAÇÃO NO SOLO, APÓS PERFURAÇÃO COM O TRADO

                                                           Solo após a Perfuração
                                           Solo Pronto para receber a Armadura da Estaca

                                                          Armadura da Estaca no Solo
                                                          Armadura da Estaca no Solo
Armadura Completa no Solo

INTRODUÇÃO DO TRADO NO SOLO

                                                                Perfuração do Solo

                                                                    
                                                        Processo de Perfuração

Armação das Estacas

                                                               Ferragem da Estaca
                                                               Ferragem da Estaca
                                                         Armação do Bloco de Fundação
                                                                  Armação das Estacas

domingo, 27 de maio de 2012

Processo de Execução:

A) Introdução do Trado
Consiste em introduzir no terreno, por rotação, uma haste tubular dotada de uma hélice contínua, até se atingir a cota prevista e/ou se obterem os parâmetros de resistência do solo, para a carga prevista na estaca.
Para evitar que durante a introdução do trado haja entrada de solo ou água no interior da mesma, existe, em sua extremidade inferior, uma tampa metálica provisória, que é expulsa no início da fase de concretagem.
A metodologia de perfuração permite a sua execução em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solo mais resistentes que as tradicionais estacas cravadas.
Em virtude do processo contínuo de perfuração e concretagem, obtem-se altas produtividades ( 3 a 5 vezes maior que as estacas cravadas ).
B) Concretagem
Atingida a profundidade desejada, determinada em projeto pelo consultor de fundações, inicia-se a concretagem, injetando-se concreto por bombeamento e pelo interior da haste tubular do trado, simultaneamente com a sua retirada, sem a rotação da haste.
Sob a pressão do concreto bombeado, a tampa provisória é expulsa e a cavidade deixada pela hélice é preenchida pelo concreto, conforme o trado é retirado do solo. O concreto normalmente utilizado apresenta as seguintes características :
Cimento: 400 kgf/m3; areia, brita 0, ou pedrisco; slump test : 22 ± 2 cm; resistência característica do concreto : fck = 20 MPa; emprego de aditivo, porém sem super-plastificante; o tempo de início de pega do concreto deve ser superior a 8 horas.
O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície do terreno.
As operações de perfuração e concretagem ocorrem de maneira contínua de forma que as paredes da cava onde se formará a estaca estão sempre suportadas; acima da ponta do trado, pela terra que se encontra entre as pás da hélice, e abaixo da ponta do trado, pelo concreto que está sendo bombeado, sempre com pressão positiva, para evitar descontinuidade do fuste.
A medida que o trado vai sendo retirado, remove-se o solo confinado entre as pás da hélice possibilitando-se a colocação da armadura.
C) Colocação da armadura da estaca
O método executivo da estaca hélice exige que a colocação da armadura seja feita após o término da concretagem do fuste da estaca. A armadura, em forma de gaiola enrijecida, é introduzida na estaca por gravidade sendo empurrada pelos operários ou com auxílio de equipamento mecânico. Embora a NBR 6122 dispense armadura em estacas comprimidas , no caso da estaca hélice, deve-se sempre dotá-la de uma armadura mínima, em geral variando de 4,00 a 6,00 metros.
Esta armadura visa proporcionar uma perfeita ligação entre a estaca e o bloco de coroamento. Outra função é a de garantir a sua integridade estrutural, uma vez que os blocos geralmente são feitos por escavadeiras, que podem bater nas estacas durante a sua execução.
Para as estacas submetidas à esforços transversais, o comprimento da armadura deve abranger o trecho onde incidem estes esforços. Para armaduras longas, as mesmas devem ser convenientemente enrijecidas dotando-as de barras grossas e espirais helicoidais devidamente amarrada e soldada nas barras longitudinais.
Toda a execução de uma estaca Hélice é monitorada eletronicamente. Este monitoramento é realizado através de um computador instalado na cabine de comando e, ligado a sensores que o alimentam continuamente com informações sobre os processos. Sendo assim, são monitorados os seguintes itens:
Profundidade de perfuração; inclinação da torre; velocidade de rotação do trado; torque; pressão do concreto; volume de concreto; velocidade de extração do trado

quarta-feira, 18 de abril de 2012

INTRODUÇÃO


Fomos até á Obra localizada no Municipio de Cajamar/SP, sendo um Centro Logistico com aproximadamente 17.000m², incluindo um Restaurante,Vestiário e Estacionamento.



Neste Blog vamos demonstrar passo a passo todo o processo de ESTACA HÉLICE HELICOIDAL, segue uma breve introdução :


A Estaca Hélice é uma estaca de concreto moldada "in loco", executada por meio da introdução no terreno, através da rotação, de um trado Helicoidal circundante a uma haste tubular central, e posteriormente injeção de concreto bombeado, através desta haste tubular, a qual é retirada do solo, a medida que o concreto bombeado preenche o corpo da estaca.